Um PPR significa Plano Poupança Reforma, isto é, um seguro de vida que lhe assegura uma poupança para a reforma.
Este é um seguro que tem por base financeira, contudo muitas pessoas não conhecem que se trata de um seguro de vida. Ainda há muitos clientes que questionam se este tipo de seguro se trata de um depósito a prazo, mas a verdade é que não se trata disso.
Saiba mais sobre Seguros de Vida no nosso artigo anterior!
Seguro de vida
Numa linguagem mais adaptada para seguradoras, o seguro de vida destina-se em casos de vida ou seguro de capitalização. Os seguros que se destinam a proteção socioeconómica têm ferramentas similares que objetivam proteger a estabilidade financeira no futuro.
Na Segurajuda temos disponíveis várias soluções de Seguros de Saúde. Seguros de vida para si e para a sua família!
Os PPRs foram desenvolvidos com o principal objetivo de salvaguardar situações futuras. As regras dos mesmos são acordadas por ambas as partes e são um pouco rígidas para que a movimentação de dinheiro seja apenas feita em casos de grande necessidade. No caso de situações de extrema necessidade não aconteçam, as movimentações apenas podem ser realizadas após os 60 anos ou na reforma por velhice.
Este tipo de seguro garante não apenas uma poupança e uma rentabilidade estável, como também benefícios fiscais.
Benefícios fiscais agregados
A verdade é que os benefícios fiscais já estiveram mais favoráveis do que o que estão atualmente. No entanto, continuam a existir alguns benefícios para quem adquira um PPR.
A dedução direta no IRS é um dos benefícios, esta dedução pode ocorrer até 400€, dependendo do montante aplicado e da idade. No resgate também há benefícios de redução no imposto sobre os rendimentos, a partir dos 5 anos de acordo do PPR.
Diferentes PPRs
Existe mais do que um tipo de PPR. Eles são: os que estão relacionados a fundos com capital de risco e os de capital garantido.
Estes tipos de seguros são de longa duração e, muitas pessoas optam por PPRs relacionados a fundos, uma vez que a expectativa de rentabilidade futura é mais superior. Contudo, esta deve ser uma opção bem analisada, isto porque os ricos de um fundo não obter o resultado que se espera ou mesmo resultar em prejuízo pode acontecer. O PPR de capital garantido geralmente resulta em rentabilidades inferiores às do capital de risco. É fundamental analisar todos os cenários e ponderar qual será a melhor opção.
Um PPR tem como principal objetivo incentivar a uma poupança a longo prazo e assegurar uma estabilidade financeira mais superior a pessoas a partir dos 60 anos ou em casos de situações específicas de dificuldades financeiras, incapacidade ou doença.